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[Discussão] Aspirado Preparado ou só turbo? Qual deles você gastaria?

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[Discussão] Aspirado Preparado ou só turbo? Qual deles você gastaria? Empty [Discussão] Aspirado Preparado ou só turbo? Qual deles você gastaria?

Mensagem por AleXandre SC Qua Jul 18, 2012 8:26 pm

Bem agora lembrei de um dos temas que mais gerou pancadaria discussão na oficina do Senai neste 1° semestre, meu professor que gosta ve o pau come de mostras essas coisas pra nós, fez uma pergunta pra nós:
"Se você tivesse que escolher entre preparar o seu carro aspirado, ou superalimentado, qual você escolheria? vamos dar um orçamento (que ele julgou alto) de R$3.000.....mas você precisa justificar com BONS ARGUMENTOS os prós e contras. (como ele mesmo diz, se é pra dize "com turbo" ou "sem turbo" qualquer um diz).

Mas vamos discutir com respeito né? acho que todo mundo aqui já tem tamanho pra isso...se não eu chamo o professor Rolling Eyes .
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[Discussão] Aspirado Preparado ou só turbo? Qual deles você gastaria? Empty Re: [Discussão] Aspirado Preparado ou só turbo? Qual deles você gastaria?

Mensagem por Rise Qua Jul 18, 2012 9:00 pm

3 conto? Malemá dá pra monta um kit coxinha... Mas uma coisa é certa, motor com torque = aspro, motor com giro = turbo.
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Mensagem por AleXandre SC Qua Jul 18, 2012 9:03 pm

essa era a intenção do professor.....Fucke com nóis, dps posto a minha resposta...
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[Discussão] Aspirado Preparado ou só turbo? Qual deles você gastaria? Empty Re: [Discussão] Aspirado Preparado ou só turbo? Qual deles você gastaria?

Mensagem por giovani turbo Qua Jul 18, 2012 10:30 pm

Rise escreveu:3 conto? Malemá dá pra monta um kit coxinha... Mas uma coisa é certa, motor com torque = aspro, motor com giro = turbo.
Turbo pode demorar um poukinho para desenvolver,mais quando pega tem tanto torque que os pneus não seguram do chão(destraciona)!!

Vei com 3conto é um kit turbo num 1.8 ap gasolina(outros motores tbm servem,mais em exemplo o ap) uma turbina .50,comando 49g,carbura 2e com 1kgf de pressão "Bem acertado"!! Você vai ter que gastar mais que trés vezes esse valor para ter uma aspirado aos pés,fora que o consumo andando socialmente(devagar) o carro bem aspirado gasta muito,ja o turbo vc consegue ter uma economia um pouco maior!!

Não estou desmerecendo os carros aspros(pois um aspirado bem feito e bem investido) pode ser tão divertido quanto um turbo!! mas em relação custoxbeneficio sem duvida turbo sempre levara!!

Falo por experiencia propria..flw
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[Discussão] Aspirado Preparado ou só turbo? Qual deles você gastaria? Empty Re: [Discussão] Aspirado Preparado ou só turbo? Qual deles você gastaria?

Mensagem por sambulski Qua Jul 18, 2012 11:14 pm

Eu penso diferente do giovani já. Eu acho que pra você realmente manter um carro turbo, você gasta muito mais de 3 conto, pois para você acertar um turbo carburado não é tão rápido assim, terá um certo custo. Você vai acabar precisando forjar tudo, uma hora ou outra.
Além do mais, eu acho muito mais divertido os aspirados, toda vez que você pisa o carro está ali pronto para galopar todos os cavalos, sem ter que esperar vim pressão nem nada.
No caso de um aspirado, você pode comprar um comando já mais bravo, pra cima de 300°, um kit de 4 borboletas independentes, as chamadas ITB's, por uns 1500,00 reais, uma Fueltech Pro1-F1 que você acha facilmente por 600~700 reais, na dragsterbrasil por exemplo. E mais os "suportes", como 2 bombas Dinamics GTI por 150 reais cada, 4 Bicos, podendo ser apenas retrabalhados ou com uma vazão maior, por uns 100 reais, se forem apenas retrabalhados e coletor de escape 4x1 dimensionado 180~200 reais.
Se procurar essa peças em lugares certos, fecha 3000 reais redondo ou até menos.
E esses acertos para Fueltech para turbo ou aspro, normalmente as preparadoras já têm pronto.

Mesmo eu gostando muito de carro turbo, ultimamente tenho optado pelos aspros.

Abraço!
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[Discussão] Aspirado Preparado ou só turbo? Qual deles você gastaria? Empty A RESPOSTA CERTA [Postei agora antes que alguém poste algo parecido e estrague minha resposta XD)

Mensagem por AleXandre SC Qua Jul 18, 2012 11:58 pm

Sambulski disse o que eu queria que outros falassem, legal, pois o turbo proporciona estas coisas mesmo, um turbo beeeem instalado, em alguns casos, gera mais economia do que quando ele era apenas aspirado....

MAS agora vem o X da questão, me diz ae qual é a parte que dá maior tesão em ter carro turbo? o "Psssssiiiill" da valvula de alivio, ou esguelar o carro até no talo só pra ver o bixo berrar? se eu tivesse um carro turbo, eu andaria assim, se eu não quisesse andar a toda, eu o deixava aspirado....concordas?

TODOS os carros saem de fábrica com uma regulagem, e em busca da maior relação entre Potencia e economia(tanto em materiais para elas como em combustível para nós) as montadoras fazem o conjunto andar no "limite admissível" que é tipo:
SE elas quisessem um motor que dure 20 anos, economico em combustível e com 90cv elas fazem, só que este motor não vai vender, pois é muito caro de fabricar pois o material é mais "grosso", e tem pouco mercado para sua potencia.... Motores mais frágeis e mais potentes com certeza venderiam mais, e o que elas fazem? Motores que duram originalmente 9~13 anos com 100~130cv, ou seja, elas "afinam" as bielas, virabrequim, valvulas e tudo o que é banhado por óleo...assim essa "economia de peso" gera mais potencia....

No primeiro motor que eu disse(que aliás nunca vi um assim): vc poderia andar q nem um louco por uns 5 anos pra pensar em trocar algo, seu motor está original com antes....pois o motor tem estrutura pra aguentar mais potencia, mais eles queriam durabilidade e economia, ou seja, vc tem mas não usa.

No segundo motor que é o que mais vemos hoje em dia: vc põe o turbo com uma pressão razoável anda 2 anos com ele e já vai lá olha as biela torta ou com folga, o pistão quase dando uma volta no cilindro heeheh, porque? porque as montadoras estabeleceram um prazo de validade pra este motor por ex: 10 anos se usar ele originalmente, deixando a manutenção em dia...elas vão lá e fabricam peças e regulam a taxa de compressão para isso......ou seja só colocar o turbo não adianta, é preciso botar peaças forjadas pra o motor aguentar a pressão maior....

NO primeiro motor, eu estava falando de um motor supositoriando que estivesse com peças forjadas.....

Esse é o erro que quase todo rapaiz de 18 anos comete quando compra o carro e se exita já comprando o turbo antes de adaptar o motor para isso.....por isso coloquei os 3 contos ali.....é a quantia pra botar um kit legalzim e só, nada de peças forjada.....

depois que o professor fez nós chorarmos com mais ou menos estas palavras acima , eu conclui que:
SE quer esguelando o carro sem dó: põe peça forjada, e compra um kit de comando um pouco mais bravo, e apareça no Mêcanico conforme o manual para trocar o óleo...

SE quer sair na frente deixando os b0y pra traz no sinaleiro, Compre um kit turbo de 2.700 pila e pague 300 pros mecânicos instalarem ele, e isto leva a duas opções:
1- Ande de boa, sem aproveitar o que o turbo ofereçe ao máximo, e só apareça para trocar o óleo.(NUNCA VI alguém com carro turbo fazer isso, só carro que já vem com turbo originalmente)
2- Abuse um pouco mais dele, deixe aquele Opala, Vectra, AP, Fire ou akele Boy com som alto do seu lado para traz, após isso, vá no mecânico conforme o manual para trocar o óleo, faça isso no tempo regularmente umas 4 vezes, depois disso, vá procurar uma retífica.

Não to dizendo que carro turbo não presta, e presta sim, quero ter o meu, mas se é pra ser feito, façamos com qualidade, para abusar do turbo nas 10.000RPM com a certeza que seu motor não vai rachar em 2 pedaços e um deles dobrar a esquina....tanto é que Porsche, BMW, Ferrari tem turbo nunca vi um bloco delas numa esquina (menos a 458 itália......) pois os motores são feitos para aguentar isso.....



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Mensagem por silent_rider Qui Jul 19, 2012 2:15 am

Realmente os motores originais sem turbo são muito fracos servem mesmo para andar normalmente, digo isso por experiencia própria pois o motor do meu palio 2007 já foi pra retifica e já to trocando conjunto de embreagem, mais a desvantagem do turbo é a manutenção pois um amigo meu tem um marea weekend turbo e está sempre na oficina pra revisão pois o turbo sempre estora uma mangueira, resumindo tem que ter toda uma preparação num motor dos nossos originais populares pra botar um turbo sem fica visitando loja de peça e retifica, por isso creio que um aspirado bem preparado seja mais em conta.
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Mensagem por sambulski Qui Jul 19, 2012 1:06 pm

Eu já andei e mexi em carros turbos, bem fortes por sinal, mas eu me apaixonei quando eu vi um Gol G4 16v aspirado, de pista claro, dando uma benga numa Caravan 6C Turbo, que era meio pista, meio rua, e nada, nada fraca, que veio destracionando os 201mts inteiros!
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Mensagem por giovani turbo Qui Jul 19, 2012 2:27 pm

Véi qualquer preparação que vai mudar as caracteristicas original de um carro ou um motor!! nunca sera 100% sem quebras!!

Se você montar um turbo forte uma hora vai dar pau,se você montar um aspirado forte tbm vai dar pau é normal!! Dizer que um aspirado tbm não da manutenção é porque só esta com um 4x1 + um comandinho, Aspirado de verdade que passe dos 200 cvs é a mesma coisa que um turbo original andando com pressão alta!!
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Mensagem por AleXandre SC Qui Jul 19, 2012 3:13 pm

leia o primeiro tópico, veja que estamos falando de 3.000 dilmas, a questão não é a potencia e sim durabilidade..... se eu falasse lá em cima "qual motor é mais forte" ai vc estaria certo....

Com um turbo e sem preparação do motor vc tem dó de acelerar e não saber se o seu motor racha ou não....
já com um "aspirado de mentira" (ao ver do Giovanni) vc senta o pé na bagaça e vai se incomodar muuuuiiito tempo depois

faça o teste (se vc tiver dinheiro sobrendo XD)
Compre 2 carros novos:
com motores 1.6 e 1.8
Agora coloque o Turbo no 1.6
Coloque um comando um pouco mais bravo no 1.6, junto com uns escape mais barulhento, compre umas peças forjadas.

Ande com os dois, e veja com qual vc vai se divertir mais em 2 anos.
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Mensagem por sambulski Qui Jul 19, 2012 6:04 pm

Você nunca está 100% livre de quebra, mas a comparar as quebras de um turbo com um aspirado, não tem condição.
Se tu tem um carro turbo, tu ta correndo grande risco de partir o bloco, pistão, biela, sem falar em câmbio e diferencial ou homocinética, se não for blocado. Isso qualquer 1.5kg faz fácil.
Um aspirado, tu pode bater o pistão no cabeçote, torrar alguma biela e engolir alguma válvula, na pior das hipóteses. Um pistão ou uma biela forjada, já resolvem muito bem um aspiradão, um bem louco pra falar a verdade, sem ter a necessidade de forjar tudo como no turbo.
Além do que todas essas quebras são resultado de má lubrificação e combustível. Uma lubrificação num aspirado é muito mais fácil do que ficar lidando com contrapressão jogando o óleo pra bomba de volta.

Sem falar em suspensão e pneus pra tratar dos dois, comparem esses dois carros para entender o que eu to falando:

http://coxa455.blogspot.com.br/2012/07/gol-aspirado-do-cleber-de-pira.html

e

http://coxa455.blogspot.com.br/2012/07/voyage-do-gustavinho-desafio.html

Comparem os tempos e a preparação, muito próximo do que eu tinha falado.
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Mensagem por Fad 22 Qui Jul 19, 2012 9:05 pm

Legl o Tópico fiquei um pouco com preguiça de ler. Mas achei legal. Discussão inteligente. Wink

Bom a minha opinião é que Turbo e Aspro são maravilhosos, e no meu ponto de vista cada carro tem seu estilo para cada preparação...

Tipo, uma Marea e um Opala... Para mim o Opala tem que ser Aspro e o Marea Turbo.
É questão sem logica minha, mas eu acho legal assim. Claro que o vice-versa aí de cima rende uma potencia boa, mas tem carro que caí mais pra um tipo de preparção do que para outra.

Mas mete a bielada ae no Tópico. To gostando! Very Happy
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Mensagem por giovani turbo Qui Jul 19, 2012 10:11 pm

Sinceramente cara migrei para os pobres 1.0 sofredores!! Na situação que estamos não conseguimos ter oque queremos,se fosse diferente não estariamos conversando sobre durabilidade e sim a vontade de ter ou um turbo ou aspro independente de manutenção e gasto!! Mas nem tudo é como sonhamos!!

Aparte de gasto é sempre relativo ao oque você quer fazer e com oque quer fazer??

De um exemplo: Você tem alguma potencia em vista?? Ou só é mesmo durabilidade??

Porque se for durabilidade pega esses 3 conto e compra um carro melhor e não mexa em suas caracteristicas para não ter problemas!!! Exemplo quero comprar um gol 1.0 16v Turbo e xipar almentar a turbina etc... Peguei o dinheiro que iria gastar para mexer no motor e compre um Gol GTi 2.0 16v!! Pronto vc tera mais potencia do qe no exemplo do gol 1.0 turbo,sem alterar nada do carro!!

è bem relativo ao oque você deseja!! Tendeu meu ponto de vista??
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Mensagem por sambulski Qui Jul 19, 2012 10:51 pm

Entendi o seu ponto de vista Giovani, mas se você já tivesse, por exemplo, um Golzinho 90 1.8 completinho(vidro elétrico, travas, alarme e blabla) e gostasse do carro e de preparação e tal... Tu ia preferir pegar uns 8~9,5 mil reais na venda desse Gol e com mais os 3 mil que a gente falou aqui, comprar um carro 98 até 2002 por 12 ou 13 mil reais, que você desconhece a procedência?
Eu iria preferir continuar com o meu Gol que eu já conheço sei se tem problemas ou não.
Tudo dependendo do quanto de grana que a gente tá falando.
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Mensagem por silent_rider Qui Jul 19, 2012 11:00 pm

Sambulski nesse caso pra comprar um carro usado tu tem que saber a procedência do mesmo, eu comprei meu palio usado mais em boas condições tava quase novo, quanto a preparação depende muito da verba que tu tem, um turbo tu vai ter que fazer manutenção mais seguido se tu tiver um pé pesado, quanto ao aspirado as peças já vão ser de uma melhor qualidade e de alta performance então irão durar mais, infelizmente a durabilidade do carro depende do pé do motorista.
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Mensagem por giovani turbo Qui Jul 19, 2012 11:01 pm

isso ai ja é outro ponto!! Meu exemplo é se o cara ainda iria comprar um carro!!

Qando eu comprar meu proximo carro,vou ficar com ele ate cair as pedaçõs(não qe eu não vou cuidadr dele,mais cair as pedaços de muito tempo) !! Pois ficar trocando de carro é só jogar mais dinheiro fora!!
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Mensagem por sambulski Qui Jul 19, 2012 11:08 pm

É! Se o cara vai comprar o carro ainda, tem que ver a grana disponível pra toda a brincadeira.
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Mensagem por silent_rider Qui Jul 19, 2012 11:14 pm

É que realmente vai da verba que tu vai ter pra manter o carro depois da modificação, se for para durar e ser economico deixa o carro original mesmo, mais em termos de modificação é mais "tesudo" ouvir o barulho do turbo nas trocas de marcha. giovani depois de um tempo tu vai ver que comprar um carro novo vai ser melhor que fica todo mês trocando peça do carro, já to com o palio há 4 anos não pretendo vender tão cedo fazer o que viro meu xodó. kkkkkkkkk
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Mensagem por KADETT GSI-T Qua Jul 25, 2012 11:54 am

eu vou de turbo eu tinha uma parati turbo vendi to na febre para montar o meu kadett gsi os gm ta chegando kkkk mais aspirado tbm da hora isso vai de gosto mais a patata do turbo não tem coisa igual a força g fala mais alto!!!
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Mensagem por -Neo Qua Jul 25, 2012 1:36 pm

Ai.... Que vontade de ver akele gol gts 2.0 turbo do meu tio outra vez...
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Mensagem por AleXandre SC Qua Jul 25, 2012 4:29 pm

voltei a estudar nesta segunda-feira no senai e falei co fessor sobre umas preparação aspirada...

Ele citou o Civic Si 2.0...
A honda (pelo que ELE falou, não perguntei se é aqui no brasil) oferece uma preparação para o Civic Si, eles pegam um bloco de SUV (axo que é do CRV) e assim eles ganham umas cc, depios reprogramam totalmente a eletronica do carro, passam pra Alcool, "melhoram" o sistema Vtec deles e acreditem, o aspirado chega a 350cv....nom achei nada na net ainda...quando eu achar passo o limmque.....
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Mensagem por sambulski Qua Jul 25, 2012 7:31 pm

Alexandre: Isso existe aqui no Brasil, isso é feito pela Rev It Up, uma preparadora do Espirito Santo. O nome desse motor pode ser K20(2.0), K22(2.2), K24(2.4),entre outros.
O Bloco usado, na maioria das vezes, é o do SI mesmo, que é feito pra 2.0. Eles usam as peças internas forjadas e tiram essas cilindradas acima. Na verdade, o que é retirado da CR-V é o cabeçote VTEC. A eletrônica dele é toda feita pelo Hondata, uma espécie de modulo de injeção, que controla ponto, mistura, tração e etc.

O mais conhecido da RIU(Rev It Up) é o NUMPODE, um Honda Civic LX 99. Usa um K24, cabeçote de CR-V, uma admissão feita sob medida, mas com apenas uma borboleta(TBI) e anda totalmente no álcool, 100% MESMO!

O carro anda na Dianteira Original, onde a maioria anda com metanol misturado com nitrometano e ITB's, o recorde da categoria é 10,8s do City da Evolution que segue com mecânica bem parecida, mas com ITB e combustível de pista. O melhor tempo do NUMPODE é 11,4s no Velopark no RS e no dinamômetro deu 429cv COM PURO ÁLCOOL DE POSTO!

PS: Um dos mais famosos também é o tal do Black Bull, que é um Civic SI preto 2009~2011, não sei o ano correto. Esse é aquele que engolia até Camaro preparado, 300ZX Biturbo e por aí vai...

Se tu quiser de uma olhada no www.revitup.com.br
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Mensagem por leledacuca Qua Jul 25, 2012 7:57 pm

sambuski não esqueça que o famoso black bull dava pal ate em motos 1000 O.O bem na minha opinião se for pra modifica um carro que seja de uso diario eu preferia por turbo e umas pequenas modificações meu sonho quando eu fizer 18 anos é ter um tigra 1.6 ou um kadette gsi 2.0
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Mensagem por sambulski Qua Jul 25, 2012 8:32 pm

Na verdade pau... pau mesmo ele não deu nas motos né cara. E aquele era vídeo mais pra aferição de velocidade, eu lembro que deu 288km/h se não me engano, corrijam me se eu estiver errado.
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[Discussão] Aspirado Preparado ou só turbo? Qual deles você gastaria? Empty Re: [Discussão] Aspirado Preparado ou só turbo? Qual deles você gastaria?

Mensagem por Davi357 Qua Jul 25, 2012 8:33 pm

Turbo é uma sobre-alimentação ótima! Como o Supercharger e etc..

Mais, tem um porém, nem sempre é alegria com uma alimentação assim...
Para você ter uma sobre-alimentação boa, primeiramente você tem que ter motor! Não adianta pegar um FIASA 1.3 aí, e socar uma .70 nele, vai sair até a biela pela boca do escapamento! Mais se você pegar um motor APzão 2.0, forjar, fazer uma boa preparação do cabeçote, etc... E colocar um ~.50 nele, vai ficar um motorzinho legal...

Mas, prefiro muito mais o aspirado, pô meu, pode falar qualquer coisa, mais um V8 com um Quadrijet, bem reguladinho, vira o bicho! E tem uma outra coisa também, você não tem dor de cabeça! Pois o pistão vai se "sustentar" com ar/combustível que ele mesmo puxa, já no caso da sobre-alimentação, ela joga! Por isso que o motor não aquenta!

Aí neguinho chega com um motorzinho 1.8, com uma taxa de compressão boa, e soca uma turbina maior que o motor, a taxa sobe para 15**:1, aí o cabeçote vara o capô, e bota a culpa no motor!
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