SLRR Brasil
Olá, faça login para ter acesso a todo conteúdo que a comunidade SLRR Br disponibiliza para você.

Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros

Ir em baixo

Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros Empty Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros

Mensagem por fastback em Sab Jul 10, 2010 11:33 pm

Devido à enxurrada de carros brazucas invadindo nosso querido SLRR, resolvi fazer uma brincadeirinha envolvendo uma das mais conhecidas revistas do ramo e alguns desses mods, mesmo porque ela me serviu como base para um pequeno projeto. ^^

Então vamos lá! Very Happy

Agosto 2004
Dodge D 100
"A picape da Chrysler tinha motor de sobra, sua maior qualidade e também seu grande inimigo."

Por Sérgio Berezovsky / fotos: Fastback

Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros StreetLegal_Redline2010-07-1022--2
Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros StreetLegal_Redline2010-07-1022-13-
Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros StreetLegal_Redline2010-07-1022--1
Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros StreetLegal_Redline2010-07-1022-14-
Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros StreetLegal_Redline2010-07-1022--3

Entre os carros nacionais produzidos em série, encontram-se algumas figurinhas difíceis. Uma delas é a picape Dodge D 100, fabricada pela Chrysler do Brasil. Nem tanto pelo fato de terem sido produzidas apenas 2160 unidades, ao longo de seis anos. Mas também devido à sua principal qualidade, razão de sua maldição e glória: o bom desempenho.

O paradoxo não é difícil de ser explicado. O soberano motor de 198 cavalos, o mesmo que equipava o Dodge Dart, lançado no mesmo ano de 1969, fazia da D 100 a mais potente das picapes nacionais. Até aí, palmas para ela. O problema é que a combinação da agilidade do motor com a lenta e desmultiplicada direção, somada à minimalista suspensão (com eixo rígido e feixe de molas, tanto na dianteira como na traseira), resultava naquilo que costuma ser o terror das seguradoras: um veículo rápido mas não proporcionalmente seguro.

É fácil constatar essas características numa simples volta no quarteirão. O grande volante até que é leve, mas sua comunicação com as rodas tem a mesma rapidez das ligações telefônicas interurbanas do início do século passado. Nas manobras são voltas e mais voltas, de batente a batente. Esse trabalho braçal produz um diâmetro de giro de dimensões globais. E a suspensão proporciona o conforto de uma diligência em fuga num filme de faroeste.

Assim como os outros carros da família Chrysler (Dart e Charger), a picape sofreu diretamente os efeitos da crise do petróleo. Em tempos de barris de petróleo cotados a peso de ouro, a sede do V8, que em média rondava os 2,5 km/l, perdia de golada para os frugais quatro cilindros 2.5 e 2.3 das concorrentes C-10 (Chevrolet) e F-100 (Ford), emprestados dos Opala e Maverick, respectivamente. Tampouco havia um diesel para a picape da Chrysler. Enfim, um bebedor inveterado, aquele V8. Mas que motor...

Vamos esquecer por um momento que os freios são a tambor nas quatro rodas e atender ao convite do disposto 318, com 5,2 litros. É só acelerar para entender por que ele foi tão bem-sucedido na carreira. A mesma base do 318 chegou a equipar os utilitários esportivos Cherokee 5.2 e as picapes Dakota. "Ele é o equivalente aos 302 da Ford e aos 350 da Chevrolet, em termos de longevidade, confiabilidade e rendimento", afirma Fabio Pagotto, vice-presidente do Chrysler Clube do Brasil.

O câmbio, de três marchas na coluna de direção, tem engates curtos e secos, o que potencializa a rapidez nas arrancadas. Mas o que mais ajuda nessa hora é a relação mais curta das duas primeiras marchas e do diferencial, quando comparadas às do Dart. Isso faz todo sentido num veículo destinado ao transporte de carga e equipado com rodas de aro 16, contra as de aro 14 do carro.

Na hora de parar, rufam os tambores. Um pouco de suspense e alguns metros a mais que o esperado. E estamos falando dos apenas 1700 quilos do carro só com o motorista. Imagine com mais uns 700 quilos de carga. Viu como aconteciam os acidentes?
O proprietário da picape 1970 modelo standard, Fabio Steinbruch, não faz segredo dessas características e me preveniu sobre elas logo na saída da garagem. Provavelmente por conhecer bem a "narcose" proporcionada pelo 318 ao motorista, com a solidária letargia dos sistemas de freio e direção do utilitário.

As D 100 eram oferecidas em duas versões: standard e luxo. A versão mais cara tinha como diferenciais pára-choques e calotas cromados e friso lateral. Internamente, mudava o revestimento dos bancos e o volante, que era o mesmo do Dart. Na picape mais simples, a direção era a mesma dos caminhões D 400.

Outra circunstância que ajudou no desaparecimento das picapes Dodge foi o fato de bom número delas ter sido destinado às frotas públicas e, posteriormente, sucateada. A propensão à corrosão também ajudou no sumiço delas.

Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/classicos/brasileiros/conteudo_139909.shtml#galeria

_______________________________________________________________________________________________________________
Antes de perguntar PESQUISE. Não dói. Não mata. Ah, e não cai o p*nto também!
Gostou de alguma resposta? Avalie! Dê reconhecimento à quem te ajudou!
Cuide com os offs no local errado. Você poderá ser banido.

Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. 2Co 12:10

Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros Assing
fastback
fastback
Valo's 24h Scientist & DMC Specialist
Valo's 24h Scientist & DMC Specialist

Mensagens : 1671
Data de inscrição : 20/03/2010
Idade : 34
Localização : Cuiaba

Voltar ao Topo Ir em baixo

Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros Empty Re: Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros

Mensagem por LeoO.! em Dom Jul 11, 2010 10:23 am

eu tinha feito um topico meio que parecido , ia até fazer materias que os membros colocavam pics de carros la e tal , mas não foi pra frente devido a pessima qualidade das screens de la :S
LeoO.!
LeoO.!
LeO das D0RG4z
LeO das D0RG4z

Mensagens : 4217
Data de inscrição : 06/09/2009
Idade : 24
Localização : Mauá SP

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=13777730476866665380&am

Voltar ao Topo Ir em baixo

Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros Empty Re: Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros

Mensagem por Fad 22 em Dom Jul 11, 2010 10:52 am

ahushaushuas

Pessima qualidade...

EURI

_______________________________________________________________________________________________________________
Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros BcJwrmR
Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros 2q9b5uq
Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros Vy5ug6
Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros Dob4ee
/ F / I / A / T / Lovers
Get in, sit down, shut up, hold on!
Fad 22
Fad 22
PsicOpala da Test Track
PsicOpala da Test Track

Mensagens : 6733
Data de inscrição : 14/09/2009
Idade : 27
Localização : Timóteo - MG

http://fad22.110mb.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros Empty Re: Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros

Mensagem por Lucas Neves em Ter Jul 13, 2010 6:38 am

eu tenho em algum lugar essa edição Very Happy
Lucas Neves
Lucas Neves
Moderador Tolerância Zero
Moderador Tolerância Zero

Mensagens : 1902
Data de inscrição : 04/09/2009
Idade : 29
Localização : Mogi Mirim-SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros Empty Re: Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros

Mensagem por diegorborges em Ter Jul 13, 2010 7:28 am

Texto impecável, fotos ídem... Fastback! Só esqueceu do Radiador da moça! Razz
diegorborges
diegorborges
Prefeito de Valo City
Prefeito de Valo City

Mensagens : 3363
Data de inscrição : 04/09/2009
Idade : 37
Localização : São Paulo - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros Empty Re: Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros

Mensagem por RICARDO_LUCAS em Sab Mar 31, 2012 8:21 pm

nb kk lol! Smile Cool ] kkkkkkk

RICARDO_LUCAS
Duhen 1.5
Duhen 1.5

Mensagens : 6
Data de inscrição : 12/02/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros Empty Re: Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum