SLRR Brasil
Olá, faça login para ter acesso a todo conteúdo que a comunidade SLRR Br disponibiliza para você.

Participe do fórum, é rápido e fácil

SLRR Brasil
Olá, faça login para ter acesso a todo conteúdo que a comunidade SLRR Br disponibiliza para você.
SLRR Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros

+2
LeoO.!
fastback
6 participantes

Ir para baixo

Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros Empty Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros

Mensagem por fastback Sáb Jul 10, 2010 11:33 pm

Devido à enxurrada de carros brazucas invadindo nosso querido SLRR, resolvi fazer uma brincadeirinha envolvendo uma das mais conhecidas revistas do ramo e alguns desses mods, mesmo porque ela me serviu como base para um pequeno projeto. ^^

Então vamos lá! Very Happy

Agosto 2004
Dodge D 100
"A picape da Chrysler tinha motor de sobra, sua maior qualidade e também seu grande inimigo."

Por Sérgio Berezovsky / fotos: Fastback

Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros StreetLegal_Redline2010-07-1022--2
Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros StreetLegal_Redline2010-07-1022-13-
Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros StreetLegal_Redline2010-07-1022--1
Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros StreetLegal_Redline2010-07-1022-14-
Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros StreetLegal_Redline2010-07-1022--3

Entre os carros nacionais produzidos em série, encontram-se algumas figurinhas difíceis. Uma delas é a picape Dodge D 100, fabricada pela Chrysler do Brasil. Nem tanto pelo fato de terem sido produzidas apenas 2160 unidades, ao longo de seis anos. Mas também devido à sua principal qualidade, razão de sua maldição e glória: o bom desempenho.

O paradoxo não é difícil de ser explicado. O soberano motor de 198 cavalos, o mesmo que equipava o Dodge Dart, lançado no mesmo ano de 1969, fazia da D 100 a mais potente das picapes nacionais. Até aí, palmas para ela. O problema é que a combinação da agilidade do motor com a lenta e desmultiplicada direção, somada à minimalista suspensão (com eixo rígido e feixe de molas, tanto na dianteira como na traseira), resultava naquilo que costuma ser o terror das seguradoras: um veículo rápido mas não proporcionalmente seguro.

É fácil constatar essas características numa simples volta no quarteirão. O grande volante até que é leve, mas sua comunicação com as rodas tem a mesma rapidez das ligações telefônicas interurbanas do início do século passado. Nas manobras são voltas e mais voltas, de batente a batente. Esse trabalho braçal produz um diâmetro de giro de dimensões globais. E a suspensão proporciona o conforto de uma diligência em fuga num filme de faroeste.

Assim como os outros carros da família Chrysler (Dart e Charger), a picape sofreu diretamente os efeitos da crise do petróleo. Em tempos de barris de petróleo cotados a peso de ouro, a sede do V8, que em média rondava os 2,5 km/l, perdia de golada para os frugais quatro cilindros 2.5 e 2.3 das concorrentes C-10 (Chevrolet) e F-100 (Ford), emprestados dos Opala e Maverick, respectivamente. Tampouco havia um diesel para a picape da Chrysler. Enfim, um bebedor inveterado, aquele V8. Mas que motor...

Vamos esquecer por um momento que os freios são a tambor nas quatro rodas e atender ao convite do disposto 318, com 5,2 litros. É só acelerar para entender por que ele foi tão bem-sucedido na carreira. A mesma base do 318 chegou a equipar os utilitários esportivos Cherokee 5.2 e as picapes Dakota. "Ele é o equivalente aos 302 da Ford e aos 350 da Chevrolet, em termos de longevidade, confiabilidade e rendimento", afirma Fabio Pagotto, vice-presidente do Chrysler Clube do Brasil.

O câmbio, de três marchas na coluna de direção, tem engates curtos e secos, o que potencializa a rapidez nas arrancadas. Mas o que mais ajuda nessa hora é a relação mais curta das duas primeiras marchas e do diferencial, quando comparadas às do Dart. Isso faz todo sentido num veículo destinado ao transporte de carga e equipado com rodas de aro 16, contra as de aro 14 do carro.

Na hora de parar, rufam os tambores. Um pouco de suspense e alguns metros a mais que o esperado. E estamos falando dos apenas 1700 quilos do carro só com o motorista. Imagine com mais uns 700 quilos de carga. Viu como aconteciam os acidentes?
O proprietário da picape 1970 modelo standard, Fabio Steinbruch, não faz segredo dessas características e me preveniu sobre elas logo na saída da garagem. Provavelmente por conhecer bem a "narcose" proporcionada pelo 318 ao motorista, com a solidária letargia dos sistemas de freio e direção do utilitário.

As D 100 eram oferecidas em duas versões: standard e luxo. A versão mais cara tinha como diferenciais pára-choques e calotas cromados e friso lateral. Internamente, mudava o revestimento dos bancos e o volante, que era o mesmo do Dart. Na picape mais simples, a direção era a mesma dos caminhões D 400.

Outra circunstância que ajudou no desaparecimento das picapes Dodge foi o fato de bom número delas ter sido destinado às frotas públicas e, posteriormente, sucateada. A propensão à corrosão também ajudou no sumiço delas.

Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/classicos/brasileiros/conteudo_139909.shtml#galeria
fastback
fastback
Valo's 24h Scientist & DMC Specialist
Valo's 24h Scientist & DMC Specialist

Mensagens : 1671
Data de inscrição : 20/03/2010
Idade : 38
Localização : Cuiaba

Ir para o topo Ir para baixo

Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros Empty Re: Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros

Mensagem por LeoO.! Dom Jul 11, 2010 10:23 am

eu tinha feito um topico meio que parecido , ia até fazer materias que os membros colocavam pics de carros la e tal , mas não foi pra frente devido a pessima qualidade das screens de la :S
LeoO.!
LeoO.!
LeO das D0RG4z
LeO das D0RG4z

Mensagens : 4217
Data de inscrição : 06/09/2009
Idade : 29
Localização : Mauá SP

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=13777730476866665380&am

Ir para o topo Ir para baixo

Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros Empty Re: Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros

Mensagem por Fad 22 Dom Jul 11, 2010 10:52 am

ahushaushuas

Pessima qualidade...

EURI
Fad 22
Fad 22
PsicOpala da Test Track
PsicOpala da Test Track

Mensagens : 6735
Data de inscrição : 14/09/2009
Idade : 31
Localização : Timóteo - MG

http://fad22.110mb.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros Empty Re: Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros

Mensagem por Lucas Neves Ter Jul 13, 2010 6:38 am

eu tenho em algum lugar essa edição Very Happy
Lucas Neves
Lucas Neves
Moderador Tolerância Zero
Moderador Tolerância Zero

Mensagens : 1906
Data de inscrição : 04/09/2009
Idade : 33
Localização : Mogi Mirim-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros Empty Re: Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros

Mensagem por diegorborges Ter Jul 13, 2010 7:28 am

Texto impecável, fotos ídem... Fastback! Só esqueceu do Radiador da moça! Razz
diegorborges
diegorborges
Prefeito de Valo City
Prefeito de Valo City

Mensagens : 3363
Data de inscrição : 04/09/2009
Idade : 41
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros Empty Re: Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros

Mensagem por RICARDO_LUCAS Sáb Mar 31, 2012 8:21 pm

nb kk lol! Smile Cool ] kkkkkkk

RICARDO_LUCAS
Duhen 1.5
Duhen 1.5

Mensagens : 6
Data de inscrição : 12/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros Empty Re: Revista Quatro Rodas - Grandes Brasileiros

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos