Simplificando um modelo 3d sem perder (muita) qualidade
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Simplificando um modelo 3d sem perder (muita) qualidade
***SE FOR FAZER EM UM MOD QUE NÃO SEJA SEU NÃO ESQUEÇA DE PEDIR AUTORIZAÇÃO***
Arquivos necessários: MeshLab - **github .com/cnr-isti-vclab/meshlab/releases (tire o ** e o espaço entre github e ponto com)
Arquivos essenciais: Zmodeler 1.07b+SCX importer (necessário se você quiser simplificar uma peça já no game) - encontrado aqui no fórum ou nos sites parceiros SLRRBr
3ds Max 5+SCX exporter (necessário no caso de peças ingame) - também encontrado aqui na SLRRBr
Agora vamos ao passo a passo.
a) Com modelos do jogo:
1.Abra o Zmodeler, depois vá em File->Import
2.Selecione a peça (dentro da pasta "meshes") em seguida "Abrir"
3.Vá em File->Export e salve como Wavefront OBJ
b) Com qualquer modelo, do jogo ou não.
1.Abra o MeshLab e vá em File->Import Mesh
2. Selecione a peça que você quer simplificar (tem que estar num formato suportado pelo programa, como OBJ ou STL)
3. Em seguida, vá em Filter->Remeshing, Simplification and Reconstruction->Simplification: Quadric Edge Collapse Decimation (with texture), para peças texturizadas ou Simplification: Quadric Edge Collapse Decimation, para peças não texturizadas.
Target Number: Digite aqui o polycount desejado.
Percentage reduction: Deixe entre 0 e 1, depende de cada peça
Preserve Boundary of the mesh: Deixe marcado.
Boundary Preserving Weight: Deixe 1
Preserve Normal: Deixe marcado
Preserve Topology: Deixe marcado
Optimal position of simplified vertices: Marque ou desmarque, dependendo da peça pode ficar legal ou feio.
Planar Simplification: Deixe marcado.
Weighted simplification: Como o "Optimal position", depende da peça, algumas ficam legais, outras ficam feias.
Post simplification cleaning: Geralmente deixe marcado, pois esta opção "limpa" algumas faces indesejadas.
Simplify only selected meshes: Deixe desmarcado.
4. Dê OK, depois vá em File->Export mesh as...
5. Salve no lugar desejado como Wavefront OBJ com o nome de sua preferência (ex: my_simplified_part.obj, lembrando sempre: NÃO USE ESPAÇOS, CARACTERES ESPECIAIS NEM ACENTOS, INCLUINDO "ç" ou sua peça não funcionará)
6. Vá no diretório da peça original e faça um backup da peça, para o caso de um crash, MAS FORA DA PASTA MESHES
7. Abra o 3ds Max 5, em seguida File->Import e importe seu OBJ simplificado, retexturize se necessário e exporte como SCX com o mesmo nome da peça original
8. Vá no SLRR e teste sua peça simplificada!
Não sei se nesse caso precisa recompilar com o resconvert e o resdecode, se alguém souber, diga.
Arquivos necessários: MeshLab - **github .com/cnr-isti-vclab/meshlab/releases (tire o ** e o espaço entre github e ponto com)
Arquivos essenciais: Zmodeler 1.07b+SCX importer (necessário se você quiser simplificar uma peça já no game) - encontrado aqui no fórum ou nos sites parceiros SLRRBr
3ds Max 5+SCX exporter (necessário no caso de peças ingame) - também encontrado aqui na SLRRBr
Agora vamos ao passo a passo.
a) Com modelos do jogo:
1.Abra o Zmodeler, depois vá em File->Import
2.Selecione a peça (dentro da pasta "meshes") em seguida "Abrir"
3.Vá em File->Export e salve como Wavefront OBJ
b) Com qualquer modelo, do jogo ou não.
1.Abra o MeshLab e vá em File->Import Mesh
2. Selecione a peça que você quer simplificar (tem que estar num formato suportado pelo programa, como OBJ ou STL)
3. Em seguida, vá em Filter->Remeshing, Simplification and Reconstruction->Simplification: Quadric Edge Collapse Decimation (with texture), para peças texturizadas ou Simplification: Quadric Edge Collapse Decimation, para peças não texturizadas.
Target Number: Digite aqui o polycount desejado.
Percentage reduction: Deixe entre 0 e 1, depende de cada peça
Preserve Boundary of the mesh: Deixe marcado.
Boundary Preserving Weight: Deixe 1
Preserve Normal: Deixe marcado
Preserve Topology: Deixe marcado
Optimal position of simplified vertices: Marque ou desmarque, dependendo da peça pode ficar legal ou feio.
Planar Simplification: Deixe marcado.
Weighted simplification: Como o "Optimal position", depende da peça, algumas ficam legais, outras ficam feias.
Post simplification cleaning: Geralmente deixe marcado, pois esta opção "limpa" algumas faces indesejadas.
Simplify only selected meshes: Deixe desmarcado.
4. Dê OK, depois vá em File->Export mesh as...
5. Salve no lugar desejado como Wavefront OBJ com o nome de sua preferência (ex: my_simplified_part.obj, lembrando sempre: NÃO USE ESPAÇOS, CARACTERES ESPECIAIS NEM ACENTOS, INCLUINDO "ç" ou sua peça não funcionará)
6. Vá no diretório da peça original e faça um backup da peça, para o caso de um crash, MAS FORA DA PASTA MESHES
7. Abra o 3ds Max 5, em seguida File->Import e importe seu OBJ simplificado, retexturize se necessário e exporte como SCX com o mesmo nome da peça original
8. Vá no SLRR e teste sua peça simplificada!
Não sei se nesse caso precisa recompilar com o resconvert e o resdecode, se alguém souber, diga.
RareRacer384- Duhen 1.5
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