Hanks Rides!
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Re: Hanks Rides!
Existem Pessoas sã.
Existem Pessoas que bebem pouco.
Existem Pessoas que bebem na medida certa.
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Re: Hanks Rides!
"Meu maior sonho era ver aquele maldito 302 com uma megasquirt em cima... Um mapa pobríssimo em baixas rotações e um mapa mais rico que o tio patinhas em alta... Claro que isso incluia admissão em alumínio com direito a 8 bicos de algum carro a alcool, talvez o do Omega e um radiador decente"
bom... um 302 não garanto, mas daqui um ano e pouco, quando o bolso der uma respirada, vem um 351W com a mega... open source é vida!
vai ser multiponto sim, mas ainda to pensando, dois coletores independentes com plenum de ar e duas borboletas, devidamente pressurizadas por duas garrett .50, ou 8 borboletas independentes e um coletor cobra... mas que vai ser mega é fato!
bom... um 302 não garanto, mas daqui um ano e pouco, quando o bolso der uma respirada, vem um 351W com a mega... open source é vida!
vai ser multiponto sim, mas ainda to pensando, dois coletores independentes com plenum de ar e duas borboletas, devidamente pressurizadas por duas garrett .50, ou 8 borboletas independentes e um coletor cobra... mas que vai ser mega é fato!
Re: Hanks Rides!
ilikecheating clica! clica! clica! clica! clica! clica! clica! clica! clica!
hehehe
"Bem aventurado aquele que brinca de SLRR na vida real!"
Boa sorte ai amigo Hanks! Espero que o projeto fique tão bom quanto eu gostaria de ter feito no meu. E, por favor, nada de Fueltech porque isso é pra quem gosta de "cheat". Quem é macho faz na raça! ^^
hehehe
"Bem aventurado aquele que brinca de SLRR na vida real!"
Boa sorte ai amigo Hanks! Espero que o projeto fique tão bom quanto eu gostaria de ter feito no meu. E, por favor, nada de Fueltech porque isso é pra quem gosta de "cheat". Quem é macho faz na raça! ^^
fastback- Valo's 24h Scientist & DMC Specialist
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Re: Hanks Rides!
HEAUEHAUEHAUEHAUEHAU
Sim... Uma "megasquirt" cara e pronta e, sem nenhum "faça você mesmo". ¬¬
Sim... Uma "megasquirt" cara e pronta e, sem nenhum "faça você mesmo". ¬¬
fastback- Valo's 24h Scientist & DMC Specialist
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Re: Hanks Rides!
Que coisa feia FastBack se rendendo aos encantos da Injeção Eletrônica. tsc. tsc.
Deus falou: "Mano, dessa maçã tu não comerás" (Deus era catarinense)
Carburador até os ossos (até mesmo porque sou pobre e não sei fazer cheat na vida real)
sauhsuahsuahsuahusahuhsauhu
/novo offtopic Eu ia postar o ronco do meu motor novo, mas o celular da época do "RÉLOUMOTO"
grava o som todo errado, parece que tem um cara com flatulência ao lado do cel hsauhsauhsuahusahuhsa
Deus falou: "Mano, dessa maçã tu não comerás" (Deus era catarinense)
Carburador até os ossos (até mesmo porque sou pobre e não sei fazer cheat na vida real)
sauhsuahsuahsuahusahuhsauhu
/novo offtopic Eu ia postar o ronco do meu motor novo, mas o celular da época do "RÉLOUMOTO"
grava o som todo errado, parece que tem um cara com flatulência ao lado do cel hsauhsauhsuahusahuhsa
Gzee- "Ar não Ferve" VW AirCooled Forever
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Re: Hanks Rides!
Gzee, você que é um cara curioso e inovador se renderia aos encantos da Megasquirt caso a conhecesse. ^^ Não é aquela coisa feia de hoje em dia, é aquela coisa que você mesmo faz. Você pode montar todo o circuito eletrônico (existem os diagramas, relação de componentes, como fazer, como programar, como testar), testar, programar e fazer as peças necessárias ao motor, se quiser.
No caso do seu Hippie aí, você poderia estar usando a admissão da Kombi injetada pra não ter trabalho e ao invés de pagar 3000 reais numa central, pagar 150 em componentes eletrônicos e montar você mesmo. Aí põe uma sonda lambida, digo lâmbda no coletor de escape, faz uma flauta bonitinha igual à do motor do Subaru (ou mesmo põe os bicos dentro dum corpo de carburador de fusca mesmo, com as devidas adaptações, arruma um jeito de por um sensor de posição da borboleta e um sensor MAP e bala! Eis que veio ao mundo um BUG 1500 a alcool 'squirtted'. >) Se 'tu' acha que ele anda bem do jeito que está, imagine VOCÊ controlando quanto combustível ele vai comer ao invés do carburador. ^^
hehehe
É um mundo fascinante. Também sempre fui apaixonado por carburadores, até conhecer a mega. Se pudesse, 'squirtava' até motorzinho de motoserra, buggy e aviaozinho radiocontrolado.
No caso do seu Hippie aí, você poderia estar usando a admissão da Kombi injetada pra não ter trabalho e ao invés de pagar 3000 reais numa central, pagar 150 em componentes eletrônicos e montar você mesmo. Aí põe uma sonda lambida, digo lâmbda no coletor de escape, faz uma flauta bonitinha igual à do motor do Subaru (ou mesmo põe os bicos dentro dum corpo de carburador de fusca mesmo, com as devidas adaptações, arruma um jeito de por um sensor de posição da borboleta e um sensor MAP e bala! Eis que veio ao mundo um BUG 1500 a alcool 'squirtted'. >) Se 'tu' acha que ele anda bem do jeito que está, imagine VOCÊ controlando quanto combustível ele vai comer ao invés do carburador. ^^
hehehe
É um mundo fascinante. Também sempre fui apaixonado por carburadores, até conhecer a mega. Se pudesse, 'squirtava' até motorzinho de motoserra, buggy e aviaozinho radiocontrolado.
fastback- Valo's 24h Scientist & DMC Specialist
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Re: Hanks Rides!
Opa Megasquirt é isso?
Gostei.
hehehehe
eu sabia desse tipo de injeção mas com outro nome, que eu nem lembro hsuahsuausah
tá bom essa idéia da Mega é aceitável suahsuasuha
Gostei.
hehehehe
eu sabia desse tipo de injeção mas com outro nome, que eu nem lembro hsuahsuausah
tá bom essa idéia da Mega é aceitável suahsuasuha
Gzee- "Ar não Ferve" VW AirCooled Forever
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Re: Hanks Rides!
Gzee escreveu:Opa Megasquirt é isso?
Gostei.
hehehehe
eu sabia desse tipo de injeção mas com outro nome, que eu nem lembro hsuahsuausah
tá bom essa idéia da Mega é aceitável suahsuasuha
Como diria "Christian Pior": "Joga no gûgou bem!" Senão vamos estragar o tópico do nosso amigo Real SLRR Hanks!
A não ser que ele queira nos dar uma aulinha sobre MS porque, eu sei o básico do básico apenas. Só o suficiente pra me apaixonar por ela. Como funciona e como aplicar aí já são outros 500. Conheço pessoas que injetaram Monzas carburados (a partir de peças do próprio Monza EFI e MPFI e do Astra/Vectra e Omega) e, entre eles, um que manja muito e me deu várias dicas. Entretanto, como nunca tive a oportunidade de meter a mão no EFI do meu velho Monza antes de vende-lo, o conhecimento acabou se perdendo na história. Eu tinha até alguns projetos de como aproveitar 90% do sistema de injeção antigo. Boa parte do chicote dava pra ser aproveitado, assim como os sensores. No máximo, eu ia precisar duma sonda lambda e alguns apetrechos mais. Mas, como ele era o carro do dia a dia, não tinha como investir em cima dele e deixá-lo parado. Quem sabe se eu recupera-lo e tiver outro carro pra surrar no dia a dia...
fastback- Valo's 24h Scientist & DMC Specialist
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Re: Hanks Rides!
a Mega é infinitamente superior à pandoo e à fueltech, um dos principais motivos é que ela é pulsativa, injeta em um cilindro por vez, as outras ficam injetando 100% do tempo, o que em competição não faz mta diferença, mas vai por na rua pra ver... Já que o Fast pediu a 'aulinha'... vou colocar um pedacinho do manual da mega aqui pra vocês...
"Os parâmetros que ajustam o código embutido a um veículo específico são configurados utilizando-se um computador e software de ajuste, como o MegaTune. O software pode ler informações vindas diretamente do Controlador MegaSquirt, assim como enviar parâmetros para o MegaSquirt para uso e armazenamento.
A quantidade de combustível injetada pelo MegaSquirt depende de diversos fatores:
•A Lei dos Gases Ideais que relaciona a quantidade de ar à sua pressão, volume e temperatura (esta é uma parte fundamental do código embutido);
•Valores medidos: pressão no coletor, temperatura do motor e do ar na admissão, rpm, etc. (estes são tomados através de medidas de sensores);
•Parâmetros de ajuste: REQ_FUEL, eficiência volumétrica, tempo de abertura do injetor, etc. (estes são entrados e ajustados utilizando-se o software de ajuste).
O MegaSquirt utiliza todos estes fatores para determinar a largura de pulso de combustível – larguras maiores significam mais combustível (mistura mais rica), larguras menores significam menos combustível (mistura mais pobre).
Para compreender estes fatores, vamos iniciar com o básico: A Lei dos Gases Ideais, o valor REQ_FUEL, e a equação de cálculo de combustível.
A Lei dos Gases Ideais
Você pode lembrar-se das aulas de física do segundo grau que um gás ideal (ao qual o ar é razoavelmente semelhante) obedece à relação:
PV = nRT
Onde:
P = pressão;
V = volume;
n = número de mols (relacionado à massa do gás, ou seja, 1 mol = 6,023 x 1023 moléculas do gás, e n = massa (em gramas) / massa molar (MM));
R = a constante dos gases ideais;
T = temperatura absoluta.
O que isso tem a ver com injeção de combustíveis? Para saber quanto combustível injetar, precisamos saber quanto ar está entrando no motor, de forma que a mistura quimicamente correta (chamada “estequiométrica”) possa ser alcançada. Então para um motor com injeção de combustível, utilizamos sensores para determinar a pressão no coletor de admissão e a temperatura do ar. No entanto, a temperatura nessa equação é “absoluta”, medida em Kelvins, que é igual à temperatura em °C somada a 273.
A eficiência volumétrica (VE) é um valor que nos diz a proporção da pressão dentro do cilindro em relação à pressão no coletor. Como nós conhecemos o volume (V) do motor (pela cilindrada), podemos calcular a massa de ar (M) no cilindro (proporcional a n) a partir de
n = PV/RT
M = n x MM = PV/RT x MM
= (VE x MAP x CYL_DISP) / (R x (IAT-32) x 5/9 + 273) x MMar
Dados:
P = VE x MAP (ou seja, a pressão no cilindro em kPa);
V = CYL_DISP (o deslocamento de um cilindro em litros);
R = 8,3143510 J/mol K;
e T = (IAT-32) x 5/9 + 273 para converter a IAT (temperatura de ar no coletor) de Fahrenheit para Kelvin.
Note que podemos combinar as constantes R e MMar em uma só, e as ignoraremos deste ponto em diante já que podem ser codificadas diretamente e deixadas de lado.
Já que sabemos a quantidade de ar em um cilindro a partir dos valores de MAP e IAT e o valor “acertado” para VE, precisamos saber a quantidade de combustível a injetar. Especificamos isso com um parâmetro chamado REQ_FUEL."
o resto tá tudo aqui... divirtam-se
http://docs.google.com/View?docID=ajbdb9k4t55q_17ckq7wc5g
EDIT: porra Fast, tu não entra no msn não? Oo
"Os parâmetros que ajustam o código embutido a um veículo específico são configurados utilizando-se um computador e software de ajuste, como o MegaTune. O software pode ler informações vindas diretamente do Controlador MegaSquirt, assim como enviar parâmetros para o MegaSquirt para uso e armazenamento.
A quantidade de combustível injetada pelo MegaSquirt depende de diversos fatores:
•A Lei dos Gases Ideais que relaciona a quantidade de ar à sua pressão, volume e temperatura (esta é uma parte fundamental do código embutido);
•Valores medidos: pressão no coletor, temperatura do motor e do ar na admissão, rpm, etc. (estes são tomados através de medidas de sensores);
•Parâmetros de ajuste: REQ_FUEL, eficiência volumétrica, tempo de abertura do injetor, etc. (estes são entrados e ajustados utilizando-se o software de ajuste).
O MegaSquirt utiliza todos estes fatores para determinar a largura de pulso de combustível – larguras maiores significam mais combustível (mistura mais rica), larguras menores significam menos combustível (mistura mais pobre).
Para compreender estes fatores, vamos iniciar com o básico: A Lei dos Gases Ideais, o valor REQ_FUEL, e a equação de cálculo de combustível.
A Lei dos Gases Ideais
Você pode lembrar-se das aulas de física do segundo grau que um gás ideal (ao qual o ar é razoavelmente semelhante) obedece à relação:
PV = nRT
Onde:
P = pressão;
V = volume;
n = número de mols (relacionado à massa do gás, ou seja, 1 mol = 6,023 x 1023 moléculas do gás, e n = massa (em gramas) / massa molar (MM));
R = a constante dos gases ideais;
T = temperatura absoluta.
O que isso tem a ver com injeção de combustíveis? Para saber quanto combustível injetar, precisamos saber quanto ar está entrando no motor, de forma que a mistura quimicamente correta (chamada “estequiométrica”) possa ser alcançada. Então para um motor com injeção de combustível, utilizamos sensores para determinar a pressão no coletor de admissão e a temperatura do ar. No entanto, a temperatura nessa equação é “absoluta”, medida em Kelvins, que é igual à temperatura em °C somada a 273.
A eficiência volumétrica (VE) é um valor que nos diz a proporção da pressão dentro do cilindro em relação à pressão no coletor. Como nós conhecemos o volume (V) do motor (pela cilindrada), podemos calcular a massa de ar (M) no cilindro (proporcional a n) a partir de
n = PV/RT
M = n x MM = PV/RT x MM
= (VE x MAP x CYL_DISP) / (R x (IAT-32) x 5/9 + 273) x MMar
Dados:
P = VE x MAP (ou seja, a pressão no cilindro em kPa);
V = CYL_DISP (o deslocamento de um cilindro em litros);
R = 8,3143510 J/mol K;
e T = (IAT-32) x 5/9 + 273 para converter a IAT (temperatura de ar no coletor) de Fahrenheit para Kelvin.
Note que podemos combinar as constantes R e MMar em uma só, e as ignoraremos deste ponto em diante já que podem ser codificadas diretamente e deixadas de lado.
Já que sabemos a quantidade de ar em um cilindro a partir dos valores de MAP e IAT e o valor “acertado” para VE, precisamos saber a quantidade de combustível a injetar. Especificamos isso com um parâmetro chamado REQ_FUEL."
o resto tá tudo aqui... divirtam-se
http://docs.google.com/View?docID=ajbdb9k4t55q_17ckq7wc5g
EDIT: porra Fast, tu não entra no msn não? Oo
Re: Hanks Rides!
+ rep pra você tio Hanks!
De tão empolgado que eu estava, até o Mega Tune eu baixei. Já estava pronto pra montar minha mega, pelo menos pra brincar com os testes aí veio a fase de decadência, os carros se foram e o sonho ficou.
Tio Hanks à grosso modo o "pulsativa" que você quer dizer seria o famoso "sequencial"?? Mas, pra ela funcionar sequencialmente seria preciso um "ponto de referência" para ela fazer a contagem e a manutenção desse tempo de abertura dos bicos e de injeção, não? Pelo o pouco que aprendi no curso de injeção, carros assim geralmente tem algum sensor em locais como a polia do comando de válvulas onde ele possui uma marca em que o sensor se baseia como "ponto inicial". A partir daí ele segue a sequencia de injeção conforme a sequencia de ignição do motor, ou melhor, ele segue a sequencia programada que no caso seria a sequencia em que cada cilindro vai admitindo, evitando perdas com bicos que abrem ao mesmo tempo injetando quando desnecessário, como acontece em boa parte dos sistemas MPFI atuais, já que esse sistema de sequencial é relativamente mais caro.
Desculpe se "pequei" em alguma coisa. Faz MUITO tempo que mexi com isso. :/
Mas, mandou bem Tio! Quando eu tiver a oportunidade de mexer com a mega novamente quero trocar algumas idéias contigo. Pode ser ou tá difícil? ^^
Abraço!
De tão empolgado que eu estava, até o Mega Tune eu baixei. Já estava pronto pra montar minha mega, pelo menos pra brincar com os testes aí veio a fase de decadência, os carros se foram e o sonho ficou.
Tio Hanks à grosso modo o "pulsativa" que você quer dizer seria o famoso "sequencial"?? Mas, pra ela funcionar sequencialmente seria preciso um "ponto de referência" para ela fazer a contagem e a manutenção desse tempo de abertura dos bicos e de injeção, não? Pelo o pouco que aprendi no curso de injeção, carros assim geralmente tem algum sensor em locais como a polia do comando de válvulas onde ele possui uma marca em que o sensor se baseia como "ponto inicial". A partir daí ele segue a sequencia de injeção conforme a sequencia de ignição do motor, ou melhor, ele segue a sequencia programada que no caso seria a sequencia em que cada cilindro vai admitindo, evitando perdas com bicos que abrem ao mesmo tempo injetando quando desnecessário, como acontece em boa parte dos sistemas MPFI atuais, já que esse sistema de sequencial é relativamente mais caro.
Desculpe se "pequei" em alguma coisa. Faz MUITO tempo que mexi com isso. :/
Mas, mandou bem Tio! Quando eu tiver a oportunidade de mexer com a mega novamente quero trocar algumas idéias contigo. Pode ser ou tá difícil? ^^
Abraço!
fastback- Valo's 24h Scientist & DMC Specialist
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Re: Hanks Rides!
sim fio, é tipo uma roda fônica, fica sequencial, ou pulsativo, tanto faz... e... véio, por onde tu anda, toda vez te procuro no msn e vc tá off!!!
Re: Hanks Rides!
Eu?
Eu quase não uso o msn cacete. :/
Geralmente finais de semana e ÀS VEZES à noite. :/
Me passa os horários que voce costuma estar on. Quem sabe a gente não se tromba por lá!
Eu quase não uso o msn cacete. :/
Geralmente finais de semana e ÀS VEZES à noite. :/
Me passa os horários que voce costuma estar on. Quem sabe a gente não se tromba por lá!
fastback- Valo's 24h Scientist & DMC Specialist
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Re: Hanks Rides!
Boa tarde hanks
Gzee- "Ar não Ferve" VW AirCooled Forever
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Re: Hanks Rides!
haushauhsuahsu
Lembra, Opaleiro e Maverickeiro não dão certo
Lembra, Opaleiro e Maverickeiro não dão certo
Última edição por Fad 22 em Seg Jun 14, 2010 5:46 pm, editado 1 vez(es)
Re: Hanks Rides!
Hanks escreveu:"Meu maior sonho era ver aquele maldito 302 com uma megasquirt em cima... Um mapa pobríssimo em baixas rotações e um mapa mais rico que o tio patinhas em alta... Claro que isso incluia admissão em alumínio com direito a 8 bicos de algum carro a alcool, talvez o do Omega e um radiador decente"
bom... um 302 não garanto, mas daqui um ano e pouco, quando o bolso der uma respirada, vem um 351W com a mega... open source é vida!
vai ser multiponto sim, mas ainda to pensando, dois coletores independentes com plenum de ar e duas borboletas, devidamente pressurizadas por duas garrett .50, ou 8 borboletas independentes e um coletor cobra... mas que vai ser mega é fato!
Vai de 8 ITBs.
Muito mais estilo, e muito mais perfomance quando se anda com o pé no porão. O ideal pra aspirado.
Alias, deixa aspirado
Se for turbo mesmo, creio que dois coletores independentes, fique bacana. Em vez de fazer os 4 cilindros da frente e os 4 de trás, faz cada turbina joga direto dentro dos cilindros do mesmo cabeçote. Sacou ? No caso dos Ford uma turbina pressuriza um coletor em comun para os cilindros 1 a 4. Se fosse um Chevy, Mopar, etc, seria em nos cilindros impares (ou pares).
E a MS é muito boa mesmo.
Ainda não usei, mas parece ser a melhor custo/benefício. Até porque é bem melhor bancar o Professor Pardal e fazer o motor funcionar por sua própria programação.
Ivan Bertoni- Einvagen 140 GTA
- Mensagens : 161
Data de inscrição : 21/04/2010
Idade : 33
Localização : Caxias do Sul - RS
Re: Hanks Rides!
Ivan Bertoni escreveu:Hanks escreveu:"Meu maior sonho era ver aquele maldito 302 com uma megasquirt em cima... Um mapa pobríssimo em baixas rotações e um mapa mais rico que o tio patinhas em alta... Claro que isso incluia admissão em alumínio com direito a 8 bicos de algum carro a alcool, talvez o do Omega e um radiador decente"
bom... um 302 não garanto, mas daqui um ano e pouco, quando o bolso der uma respirada, vem um 351W com a mega... open source é vida!
vai ser multiponto sim, mas ainda to pensando, dois coletores independentes com plenum de ar e duas borboletas, devidamente pressurizadas por duas garrett .50, ou 8 borboletas independentes e um coletor cobra... mas que vai ser mega é fato!
Vai de 8 ITBs.
Muito mais estilo, e muito mais perfomance quando se anda com o pé no porão. O ideal pra aspirado.
Alias, deixa aspirado
Se for turbo mesmo, creio que dois coletores independentes, fique bacana. Em vez de fazer os 4 cilindros da frente e os 4 de trás, faz cada turbina joga direto dentro dos cilindros do mesmo cabeçote. Sacou ? No caso dos Ford uma turbina pressuriza um coletor em comun para os cilindros 1 a 4. Se fosse um Chevy, Mopar, etc, seria em nos cilindros impares (ou pares).
E a MS é muito boa mesmo.
Ainda não usei, mas parece ser a melhor custo/benefício. Até porque é bem melhor bancar o Professor Pardal e fazer o motor funcionar por sua própria programação.
exatamente o que eu pretendo fazer... um coletor pra cada cabeçote, só não porque nos GM e Mopar seria diferente...
Re: Hanks Rides!
puta merda, cortei o carpete do maverick no lugar errado, alguém me dá uma voadora na cabeça por favor.
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